Meu Blog

Aqui trocamos ideias e experiências sobre saúde mental, física e emocional.

Síndrome de Asperger – um desafio a ser compreendido

A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças com relação ao autismo.

Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com Síndrome de Asperger não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo – quando gostam do tema “dinossauros”, por exemplo, falam repetidamente nesse assunto. Habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas, são bastante presentes em pessoas com essa síndrome.

Na infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor e podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar metáforas e ironias – o que interfere no processo de comunicação. Além disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para realizar atividades que fogem à rotina.

Como lidar com a Síndrome de Asperger na escola?

As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.

Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas antecipadamente.

Todos os indivíduos a quem foi diagnosticada a Síndrome de Asperger (S.A.), partilham um conjunto de dificuldades fundamentais, apesar de todos eles serem muito diferentes entre si.

Baixe ⇒ AQUI ⇐ um guia completo com estratégias práticas para a aula com crianças diagnosticadas com a Síndrome de Asperger.

Neste guia, descrevemos a natureza destas incapacidades fundamentais, explicamos como estas podem criar problemas na escola e apresentamos sugestões práticas para lidar com elas.

Via Nova Escola

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa Tarde News – Fonte TV

O Tarde News é um programa jornalístico da Fonte TV, que transmite notícias do dia a dia e, ainda, conta com entrevistas, …

TBC 1 | DIA DOS PAIS: ISOLAMENTO SOCIAL PERMITIU AOS PAIS PASSAR MAIS TEMPO COM FILHOS

Psicóloga Soraya Oliveira em entrevista a TV Brasil Central, fala como o isolamento social ajudou os pais a passarem mais …