Estresse Pós-Traumático

AVC, Sequelas, Estresse Pós-Traumático

transtorno-de-estresse-pós-traumáticoSO

 

O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando ele se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

AVC

O AVC pode gerar sequelas debilitantes, como dificuldades na fala, dificuldade para se alimentar e até mesmo depressão. Agora, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que esse mal também pode gerar sintomas de estresse pós-traumático. Os resultados foram publicados online 19 de junho na revista PLoS ONE.

Os autores analisaram nove estudos clínicos, que incluíram 1.138 pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral ou um ataque isquêmico transitório. Os investigadores consideraram todos os sintomas dos pacientes para determinar se os pacientes sofriam de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou formas graves de ansiedade e depressão.

O TEPT é um transtorno de ansiedade desencadeado pela exposição a um evento traumático, e seus sintomas são muito bem definidos e tratáveis. Os pacientes com estresse pós-traumático geralmente têm pesadelos persistentes, evitam lembranças do evento traumático e sofrem de frequência cardíaca e pressão arterial elevadas.

Ao final da revisão, os estudiosos descobriram que quase um para cada quatro pacientes de AVC sofrem de estresse pós-traumático. O trabalho também mostrou que um em cada nove pacientes desenvolve TEPT crônico mais de um ano depois.

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para compreender a verdadeira prevalência de TEPT em sobreviventes de acidente vascular cerebral e as consequências potenciais desse transtorno psicológico. Estes resultados sugerem que prestadores de cuidados de saúde devem ficar atentos ao problema em pacientes de acidente vascular cerebral, disseram os pesquisadores.

Via Minha Vida

Ainda sobre o TEPT

Recente pesquisa desenvolvida pela UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e por outras universidades brasileiras, em parceria com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, levantou a hipótese de a causa do transtorno estar no desequilíbrio dos níveis de cortisol ou na redução de 8% a 10% do córtex pré-frontal e do hipocampo, áreas localizadas no cérebro.

Sintomas

Os sintomas podem manifestar-se em qualquer faixa de idade e levar meses ou anos para aparecer. Eles costumam ser agrupados em três categorias:

  1. Reexperiência traumática: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos;
  2. Esquiva e isolamento social: a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma;
  3. Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

Via Dr. Drauzio Varella

Para largar o vício do cigarro o acompanhamento psicológico é essencial

31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco. Fumar era visto como uma questão de status, já não é mais assim. Vamos conversar …

Depressão é tema principal no Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril. Essa data foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas …

O fundo do poço pode ser o seu melhor amigo

O fundo do poço é o melhor local para fazer um retiro existencial. Temos medo do fundo do poço. Temos medo de chegar ao …